Respeito pelo Patrimônio Histórico
O bom relacionamento com a comunidade que vive próxima de uma nova operação da Alupar também envolve o respeito por sua história. Antes do início das obras, uma equipe de arqueólogos estuda a literatura e os documentos referentes aos antepassados da região. Após esse estudo prévio, os arqueólogos vão a campo, realizando sondagens com pás e cavadeiras e percorrendo atentamente as áreas de influência do empreendimento.
Análise
- Diagnóstico e prospecção arqueológica
Escavações
- Escavações feitas por equipes especializadas
Patrimônio
- Resgate de patrimônio Arqueológico
História
- Comunidade mais informada sobre seu passado
Mais educação e cultura
A Alupar apoia o Programa Expedição, que faz parte da Vaga Lume, associação sem fins lucrativos que desenvolve projetos de educação, cultura e meio ambiente. A iniciativa promove o acesso ao livro e a leitura em comunidades na região da Amazônia Legal brasileira por meio de uma metodologia que inclui três ações: doação de estrutura para bibliotecas comunitárias, formação de voluntários para mediar a leitura e incentivo à gestão comunitária da biblioteca. O projeto ainda desperta a vontade na comunidade de produzir livros artesanais, que valorizam a cultura local. Os participantes fazem o registro e ilustram as histórias, que compõem o acervo das bibliotecas.
Esse é apenas um dos programas mantidos pela Alupar nessa área. A empresa também patrocina o projeto de musicalização da Fundação Bachiana Filarmônica, desenvolvido em parceria com o maestro João Carlos Martins na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo. Já as comunidades do Pará, Maranhão e Minas Gerais participaram do projeto Mestres do Futuro, que resgata técnicas artesanais em vias de extinção. Os artesãos são treinados para transmitir seu conhecimento para grupos de jovens da comunidade, recebendo em troca, além da geração de renda, o respeito pelo seu trabalho.
Em muitos dos municípios onde a Alupar atuou, a população participou de peças de teatro gratuitas com conteúdo sobre as particularidades culturais da região, tendo como pano de fundo questões ambientais. Chamado de Arte na Comunidade, o projeto convida grupos teatrais locais para encenar o roteiro e viajar por diversas cidades com o modelo de teatro arena, a fim de que o maior número de pessoas assista ao espetáculo. O conteúdo da peça também vira um jogo distribuído em escolas, aprofundando o conhecimento sobre as questões ambientais. A empresa ainda investe em programas de capacitação e qualificação profissional, formando jovens e adultos para o mercado de trabalho. Os projetos contam com a aplicação de incentivo fiscal vinculado à Lei Rouanet.
Expedição Vaga Lume
- Promove o acesso ao livro e à leitura
Fundação Bachiana
- Apoio ao projeto de musicalização
Arte na Comunidade
- Teatro itinerante com peças sobre meio ambiente
Mais esporte
Anexo ao Instituto Verdescola, no município paulista de São Sebastião, está o Verdesporte, centro poliesportivo apoiado pela Alupar. O espaço possui programas socioeducativos, de geração de renda e qualificação profissional. A empresa ainda apoia a manutenção de uma quadra poliesportiva em Belo Horizonte, Minas Gerais. Atletas também contam com a empresa. A Confederação Brasileira de Rugby é patrocinada pela Alupar, como forma de incentivar o esporte no país. Já na Usina Hidrelétrica de Ferreira Gomes, o Projeto Jiu-jitsu na Escola atua na redução da evasão escolar. Após uma parceria da Alupar com a Secretaria de Esporte do município, os alunos que tiverem alta frequência e boas notas entram para a turma de jiu-jitsu.
Rugby
- Patrocínio a Confederação Brasileira de Rugby para fortalecer o esporte no país
Jiu-Jitsu na escola
- Construção de centros poliesportivos
Mais saúde
Além de cuidar da saúde nas regiões em que atua por meio de campanhas de vacinação e prevenção de disseminação de doenças, a Alupar apoia diversas instituições de saúde, como APAE e AACD.
Saúde
- Campanhas de vacinação e prevenção de doenças
APAE e AACD
- Aporte para essas instituições em diversos estados do Brasil
Instituto Butantã
- Telemedicina para tratamento antiofídico na Amazônia
Respeito com a Comunidade
O respeito à história e à opinião das comunidades locais é essencial durante cada etapa de implantação e operação de um empreendimento. Por esse motivo, a Alupar mantem um canal aberto de diálogo por meio de Programas de Comunicação Social (PCS). Essa é a principal ferramenta para troca de informações entre a empresa e a comunidade, para que todos fiquem por dentro dos acontecimentos mais relevantes ligados ao projeto, garantindo a transparência nas novidades de interesse coletivo.
O empreendimento dever ser bom para todos. Com base nessa premissa e de acordo com as necessidades de cada região, a Alupar investe em programas para contribuir ativamente para a melhoria da qualidade de vida local. Além de contar com projetos em temas centrais, como saúde e educação, a empresa oferece suporte estratégico e apoio financeiro a campanhas de vacinação e expansão de centros de saúde e escolas. Por meio de leis de incentivo fiscal, a comunidade também é beneficiada com projetos culturais, como teatro itinerante e manutenção de bibliotecas comunitárias e centros poliesportivos.
Comunicação
- Canal aberto de diálogo entre empresa, governo e comunidade
Revitalização
- Restauração de patrimônios históricos
Investimento
- Mais de 20 milhões de reais investidos em projetos por todo o Brasil
Responsabilidade Ambiental
Crescimento econômico e disponibilidade energética caminham juntos. Por esse motivo, a construção das hidrelétricas e das linhas de transmissão são benéficas e essenciais para o desenvolvimento do país. Os ganhos com a implantação de empreendimentos desse tipo são maiores do que seus possíveis impactos negativos, entre os quais o baixo custo para geração de energia, o benefício de ser uma fonte renovável sustentável e a realização de programas importantes para a qualidade ambiental da região, geração de novos empregos e fortalecimento econômico. Alinhadas ao compromisso de desenvolvimento sustentável nas regiões onde atua, todas as operações da Alupar atendem à legislação ambiental conforme os instrumentos e ritos do processo de licenciamento ambiental, seguindo as resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA). Cada empreendimento tem características únicas que são respeitadas e consideradas nos Estudos de Impacto Ambiental (EIA), a fim de gerar o plano de ação mais eficiente para cada localidade.
Com base nessa análise, são desenvolvidos programas de preservação e recuperação de Áreas de Proteção Ambiental, manutenção da biodiversidade de fauna e flora, reposição e recuperação de vegetação florestal nativa, manutenção da qualidade da água dos corpos hídricos, além de outras compensações ambientais revertidas à manutenção de Unidades de Conservação. Os detalhes de cada uma dessas iniciativas para mitigar os impactos dos projetos são detalhados no Plano Básico Ambiental (PBA).
Outra ação que corrobora com a sustentabilidade dos empreendimentos de geração de energia da Alupar é a certificação para gerar créditos de carbono, negociados no mercado internacional. Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a prática integra o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) e evidencia a contribuição dos empreendimentos na redução das emissões de gases do efeito estufa e consequente controle do aquecimento global.
Fauna e Flora
- Manutenção da biodiversidade
Meio Ambiente
- Reposição e recuperação de vegetação florestal nativa
Água
- Manutenção da qualidade da água dos corpos hídricos