Responsabilidade Ambiental

Crescimento econômico e disponibilidade energética caminham juntos. Por esse motivo, a construção de hidrelétricas, parques eólicos e linhas de transmissão são benéficas e essenciais para o desenvolvimento do país. Os ganhos com a implantação desses empreendimentos são maiores do que seus possíveis impactos, entre os quais estão o baixo custo para geração de energia, o benefício de serem fontes renováveis e sustentáveis, além da realização de programas importantes para as questões ambientais da região, geração de novos empregos e o fortalecimento e crescimento econômico.

Alinhadas ao compromisso do desenvolvimento sustentável nas regiões onde atua, todas as operações da Alupar atendem à legislação ambiental conforme os instrumentos e ritos do processo de Licenciamento Ambiental, seguindo as resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA). Cada empreendimento tem características únicas que são respeitadas e consideradas nos Estudos de Impacto Ambiental (EIA), a fim de gerar o plano de ação mais eficiente para cada localidade.

Programas Ambientais

  • Programa de Reposição Florestal

  • Preservação e recuperação de Áreas de Proteção Ambiental

  • Monitoramento e Manejo de Fauna e Flora

  • Plano de Compensação Ambiental

Os detalhes de cada uma dessas iniciativas para mitigar os impactos dos projetos são detalhados no Plano Básico Ambiental (PBA).

Créditos de Carbono

Outra ação que corrobora com a sustentabilidade dos empreendimentos de geração de energia da Alupar é a certificação para gerar créditos de carbono, negociados no mercado internacional. Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a prática integra o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) e evidencia a contribuição dos empreendimentos na redução das emissões de gases do efeito estufa e consequente controle do aquecimento global.

Powered by